Central de Ajuda - ÚnicoNET

ÚnicoNET Sistemas ❱ Manual Rápido

Ferramentas - Controle de Banda

Esta ferramenta oferece a capacidade ao Administrador de estabelecer limites de uso da banda para seus usuários ou reservar partes dela para grupos de usuários, sejam estes departamentos inteiros ou grupos menores de IP’s dentro da rede.

Estas definições são controladas por meio de regras que descreveremos a seguir.

Para a correta configuração do Controle de Banda é preciso ter em mãos a velocidade de download e upload do link. Estas informações podem ser obtidas no contrato de prestação de serviço do link ou entrando em contato com a operadora de telefonia responsável por ele.

Informando um valor inferior ao que se recebe de banda pela operadora a diferença entre o valor Máximo e o valor do link real será ignorada pelo ÚnicoNET e será perdida na utilização.

Caso informado um valor superior a real velocidade do link, todos os cálculos de regras serão baseados neste valor o que acarreta na ineficácia do Controle de banda.

Observação: 10 Mbps vendidos pela operadora do link é o equivalente a 1,25 MB/s de taxa de download partindo do princípio que a operadora esteja entregando exatamente o combinado. Esta será a unidade de velocidade de transferência apresentada pelos programas de download e upload como navegadores, bitTorrents e gerenciadores de FTP. Para realizar esta conta, divida o valor informado pela operadora em Mb (Megabits) por 8 e terá o valor em MB (Megabytes).

Acesse Ferramentas > Controle de Banda;

Clique em Definição para iniciarmos a configuração:

Controle de Banda pode ser configurado de duas formas: Limitado ou Reservado. Cada um funcionará de uma maneira diferente, não sendo possível trabalharem ao mesmo tempo.

Limitado: Cada usuário irá receber um teto máximo de uso do link. Ou seja, o ÚnicoNET irá ignorar o tamanho do link, irá apenas impedir que o usuário ultrapasse o limite imposto.

Reservado: Uma fatia da banda será separada e destinada a um grupo, este grupo pode ser um departamento ou um grupo de IPs específicos independente da listagem de usuários. Todo o grupo irá compartilhar esta fatia da banda, cada usuário dentro deste grupo irá concorrer com os demais integrantes pela banda, no entanto o somatório das bandas utilizadas pelos integrantes do grupo não irá ultrapassar o limite estabelecido na regra.

Importante: Ao iniciarmos a configuração do controle de banda, independentemente da definição escolhida, iremos informar ao sistema qual a banda padrão ou Default. Todo usuário que não estiver dentro de uma regra de exceção irá trafegar utilizando o Default disputando entre si a banda que for informada nela.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que os valores informados no Controle de Banda são fixos e não acompanham as oscilações do link de internet e quando acompanhados via Monitoramento > Consumo de Banda podem apresentar variações dentro de uma margem de erro. Nunca teremos os valores exatos da regra e sim um valor aproximado para mais ou para menos dependendo do link.

Reservado

Trabalha destinando frações da banda do link para um IP ou grupos de IP’s.

Como exemplo vamos simular uma situação em que temos alguns departamentos na empresa que podem acessar a internet, no entanto temos um em especial que utiliza várias aplicações web para pesquisa, envio e recebimento de dados e outros tipos de comunicações.

Devido a grande necessidade de utilização da internet por este departamento e ele ser de vital importância para o negócio da empresa, este departamento tem prioridade na velocidade da internet sobre os demais. Uma vez conhecendo estas informações vamos criar uma regra priorizando o acesso a internet para este departamento.

Lembrando que é preciso conhecer a capacidade real de seu link, para isso consulte a operadora do link ou verifique no contrato de prestação de serviços. Em nosso exemplo vamos utilizar um link de 10 Mbps FULL, “10 Mbps de Download e 10 Mbps de Upload“.

Observação: A grande maioria dos links comercializados por operadoras não são FULL e possuem taxas diferentes de download e upload.

Marque a opção Reservado na Definição do Controle e Banda;

Sabendo que nosso link é de 10 Mb FULL, ou seja, que os 10 Mb valem para download (Recebimento de dados) e upload (envio de dados), nossa taxa máxima será de 10.240 kbps para download e 10.240 kbps para upload.

Como explicado anteriormente a taxa default será utilizada por todos os terminais ou usuários que não fazem parte das regras. Vamos definir ao Default uma velocidade de 250 kbps para download, e 100 kbps para upload. Como não criamos regras ainda, por enquanto todos os usuário estarão sujeitos a regra Default e estes 250 kbps serão divididos por todos da rede.

Clique em Gravar ;

No momento temos nosso Link, com 10.240 kbps, porém todos os usuários estão concorrendo por 250 kbps de banda, o restante do link está sem uso.

Adicionando regras de exceção

Clique no botão adicionar, da tabela Regras, logo abaixo das Definições.

Vamos realizar a regra para Download, na Descrição utilize um nome ou frase que melhor identifique esta regra, no nosso caso estamos criando uma regra para priorizar o departamento de vendas então chamaremos esta regra de “DownloadVendas”, no Status da regra marcaremos como ativo para que seja executada imediatamente após clicar em Gravar, o Tipo da regra é Download.

Exclusivo, se marcado Sim esse item estabelece que mesmo que a banda não seja utilizada por completo pelos associados à regra, ninguém mais a utilizará. Quando marcado Não outros usuários poderão utilizar este “resto” da banda caso esteja disponível, porém nunca afetando o uso dos principais associados à regra.

Marcamos todas as portas, isso incluirá navegação e aplicações diversas presentes nas estações, caso tenha interesse em especificar é preciso ter em mãos a listagem de portas utilizadas pelas aplicações para que constem na regra. E em protocolos marcamos Todos.

Queremos que o departamento Vendas faça download a uma Taxa de 2048 kbps, e caso o link não esteja sendo completamente utilizado, vamos estipular a Taxa Máxima em 3072 kbps, que será o máximo que esse departamento poderá utilizar se o link estiver livre.

Vamos Associar ao departamento Vendas, no entanto, pode-se associar a grupos de usuários ou IP’s específicos utilizando as demais caixas de seleção.

Clique em Gravar ao final da página;

Podemos notar que a regra criada foi listada na tabela e existe também o cálculo de quanto falta para utilizar do total do link informado. Utilize esta informação para a criação das próximas regras, caso uma regra exceda a Máxima do link será apresentado em vermelho a quantidade excedente, porém não lhe será impedido de criá-la.

A criação para Upload segue o mesmo princípio mudando apenas a seleção do tipo na parte superior direito. Lembre-se que são regras de exceção, pois o padrão já foi estabelecido no Default do Controle de Banda.

Limitado

Esta definição possui um formulário simplificado em relação ao formulário da definição Reservado.

Marque a opção Limitado na Definição do Controle e Banda;

Também iremos configurar a taxa Default que serve ao mesmo propósito, ou seja, o usuário ou IP que não participar de alguma regra irá se enquadrar na taxa Default, exatamente igual ao Reservado, o Default de Limitado também se aplica a cada usuário, todos os usuários fora das regras de exceção irão trafegar disputando a banda definida que neste caso utilizaremos a 800 kbps.

  • Taxa de Download, vamos marcar 800, a unidade de velocidade ja está definida por padrão, kbps, essa taxa é a taxa de recebimento de dados.
  • Taxa de Upload, vamos marcar 500, também será entendido como 500 kbps, essa é a taxa de envio de dados.

O objetivo desta definição é criar limites iguais para os usuários, por este motivo não existe a Taxa Máxima como em Reservado. Todos receberão um limite de banda para trafegar e utilizando ou não este limite, não irão influenciar na velocidade dos demais usuários.

Adicionando regras de exceção

Vamos dizer que nosso objetivo é definir que cada usuário do departamento Vendas tenha 350 kbps a seu dispor, para isto basta realizar a associação. Para que mais departamentos participem desta regra basta basta incluí-los à regra, assim como unidades de IPs e usuários.

Crie também uma regra para Upload seguindo o mesmo modelo.

Obs.: Em Lista de IPs inclua um endereço por vez, não utilize máscaras para incluir toda a rede ou fragmentos dela, se isto for feito o sistema entenderá que toda a rede informada terá apenas 350 kbps para trafegar disputando entre seus usuários essa banda. Para que esta regra afete todas as máquinas marque Geral

Em caso de dúvidas ou mais esclarecimentos, consulte nosso suporte nos canais de atendimento:

Atendimento Online

Telefone: (11) 2500 2800