Central de Ajuda - ÚnicoNET

ÚnicoNET Sistemas ❱ Manual Rápido

Ferramentas - Balanceamento



Quando se tem dois links de internet no ÚnicoNET, por padrão, tudo sai pelo link1. O Balanceamento é o serviço que permite ao administrador da rede configurar determinadas portas ou IPs para utilizarem o link2.

Importante:

  • Para usar o balanceamento é preciso ter dois links configurados no ÚnicoNET, ambos com configuração de IP estático. Observação: Não é preciso que o link tenha IP público Fixo. Se o link for dinâmico, basta roteá-lo e, desta forma, configurar um IP estático no ÚnicoNET.
  • O Balanceamento não tem a função de link agregation, que alguns load balance (Equipamentos dedicados) tem. No ÚnicoNET o balanceamento não é automático, você precisa configurar, e também informar ao sistema, quais Usuários, Departamentos e/ou IP’s, você deseja que utilize o segundo link.
  • Não existe a opção de entrar por um link e sair pelo outro. Links diferentes, redes diferentes. Portanto, as informações dos protocolos são diferentes.
  • O balanceamento não verifica se o link extra está ativo e/ou online, esta função é do utilitário Redundância. Se existirem regras de balanceamento e o link extra não estiver funcionando corretamente, poderá haver limitação nos terminais inclusos nas regras. Para evitar este tipo de problema use a Redundância para checagem dos links.

Sem os requisitos não será possível ativar o serviço

Verifique se todos os requisitos para o uso do Balanceamento foram atendidos, caso contrário o botão de ativação não ficará disponível.

Ativando o Balanceamento

Depois que os requisitos forem devidamente atendidos, acesse Ferramentas > Balanceamento e ative o serviço na área de Status;

Adicionando regras ao Balanceamento

Clique em Adicionar;

  • Inicie definindo um Nome para a regra;
  • Em seguida, defina as Portas que irão sair pelo link secundário;
  • Para finalizar, defina o(s) IP(s) dos terminais que irão usar estas portas pelo link 2.

Observação importante: Não é possível colocar TODOS os IPs e TODAS as Portas para sair pelo link2. Se necessitar colocar TODAS as portas para um ou mais IPs, primeiro especifique os IPs, em seguida, será possível escolher a opção TODAS nas portas.

Em caso de dúvidas ou mais esclarecimentos, consulte nosso suporte nos canais de atendimento:

Atendimento Online

Telefone: (11) 2500 2800