Central de Ajuda - ÚnicoNET

ÚnicoNET Sistemas ❱ Manual Rápido

Configurações - Extras

Neste menu é possível fazer configurações de Rotas, adicionar sites para que fiquem fora do cache ou do proxy, configurar expressões que devem ser ignoradas pelo proxy explícito, efetuar configurações avançadas para o proxy explícito e ativar/desativar o pânico.

Acesse o menu Configurações > Extras.

Rotas

No ÚnicoNET pode-se adicionar dois tipos de rota: Net ou Host.

Net

Para adicionar uma rota clique no botão e selecione o tipo Net. Este tipo de rota é usada para definir nova rota para uma “rede” de IPs, pois ele dará a opção de adicionar uma máscara para a rota.

  • Defina o IP inicial da rede de destino para a nova rota.
  • Indique a Máscara da rede que deseja definir a rota.
  • Defina o Gateway que será usado para atingir a rota.
  • Deixe o Status como Ativo.
  • Clique em Gravar para finalizar.

Host

Para adicionar uma rota clique no botão e selecione o tipo Host. Este tipo de rota é usada para definir nova rota para apenas um IP.

  • Defina o IP de destino da nova rota.
  • Defina o Gateway que será usado para atingir a rota.
  • Deixe o Status como Ativo.
  • Clique em Gravar para finalizar.

Site Sem Cache e Site Sem Proxy

Como a forma de adicionar informação nestes dois serviços é igual, mostraremos eles juntos. Porém explicaremos o funcionamento de forma separada.
Site Sem Cache: Ao adicionar uma Url/IP/Rede neste local, estará dizendo ao servidor que não deve guardar o cache para este acesso. 
Site Sem Proxy: Ao adicionar uma Url/IP/Rede e neste local, estará dizendo ao servidor que este acesso não deve passar pelo proxy. Sendo assim, além de não ser bloqueado, ele será ignorado do monitoramento.

Para adicionar uma Url/IP/Rede basta clicar no +

Adicione no campo disponível a Url/IP/Rede que deseja adicionar e clique em Gravar.

Expressões liberadas no Proxy

Este recurso permite ao administrador adicionar expressões que ficarão fora da passagem do proxy. É importante compreender que, para utilizar este recurso, é preciso ter conhecimento em expressão regular. O uso indevido das expressões pode causar liberações que sobrepõe as regras criadas na Central de Regras
As Expressões liberadas no Proxy é somente para que usa Proxy Explícito ativo.

Clique no botão de edição no canto superior direito para adicionar novas expressões.

Adicione uma expressão por linha. Muita atenção na hora de adicionar qualquer expressão nesta área. Qualquer duvida, entre em contato com o suporte ÚnicoNET.

Proxy Explícito ( Configurações Avançadas)

Neste recurso será possível configurar portas SSL para serem aceitas pelo proxy explícito, adicionar domínios para serem distribuídos dentro do wpad para retirar sites da passagem pelo proxy e adicionar IPs de terminais para que fiquem como exceção ao uso do proxy explícito, ou seja, para que fiquei com proxy transparente.

Para acessar a área de configuração do Proxy Explícito, clique no botão de edição no canto superior do recurso.

  • Portas SSL: Por padrão o proxy explícito apenas aceitará conexão nas portas de navegação padrão: 80 – HTTP443 – HTTPS. Qualquer site ou serviço que utilize outra, precisa que esta porta seja adicionada aqui neste recurso. Adicione as portas separadas por vírgula ou ponto e vírgula. Exemplo: 8080;8081;9090.
  • Domínios: Se for preciso colocar algum site como exceção ao proxy explícito, é nesta área que isso deve ser feito. A maioria dos sites do governo apresentam problema na passagem pelo proxy, eles normalmente precisam ser adicionados nesta área. Este recurso é criterioso, então se houverem subdomínios é importante adiciona-los também. IMPORTANTE: é preciso liberar o IP/Rede do site também no Firewall; Este recurso serve somente para os terminais que usam o wpad.
  • IP em exceção ao Proxy explícito: Se por algum motivo um terminal precisar utilizar o proxy transparente, enquanto toda a rede utiliza o explícito, é possível fazê-lo utilizando este recurso. Basta adicionar o IP que deseja deixar como transparente nesta área, um IP por linha.

Depois de editar qualquer um dos campos acima, clique em Gravar para finalizar a edição.

Pânico

Este é o recurso do ÚnicoNET que desativa o Firewall do ÚnicoNET, fazendo com que todos os recursos que dependem do Firewall sejam desativados, como: Proxy, Redirecionamentos, Bloqueios, Monitoramentos..

Para ativar ou desativar o Pânico, basta clicar no botão referente ao serviço. Um sinal de “” significa que o serviço está desativado. Um sinal de “v” significa que o serviço está ativo.

Em caso de dúvidas ou mais esclarecimentos, consulte nosso suporte nos canais de atendimento:

Atendimento Online

Telefone: (11) 2500 2800