Central de Ajuda - ÚnicoNET

ÚnicoNET Sistemas ❱ Manual Rápido

Usuários - Central de Regras > Firewall

Clique no menu Central de regras, e depois na opção Firewall.

Vamos criar uma nova regra, vamos utilizar os mesmos dados da regra VNC feita no FIREWALL PADRÃO, nome, portas, protocolos, etc.

  • Nome: VNC;
  • Dias da Semana: Todos, marque todos ou somente os dias que quer que a regra funcione;
  • Horário: escolha 0h e 23:59h, assim como mostra a imagem e clique em adicionar, após adicionar se apareceu alguns símbolos no lugar das letras acentuadas, não precisa se preocupar, para corrigir isso basta configurar a codificação ISO 8859-1, provavelmente seu navegador está com o padrão UTF-8;
  • Ação: Liberação;
  • Protocolo: todos;
  • Portas: 5800,5900;
  • Endereço de Destino: todos.

Lembra das especificações sobre a central de regras, que todas as regras feitas aqui estão relacionadas com algum nível de hierarquia, Geral, Departamento e Usuário. Sendo assim sabemos que o destino só pode ser algum desses pontos, não é necessário dar a opção de preenchimento da Origem da liberação.

Após preencher todos os dados, clique em Salvar Regra.

Observação: Esse processo de criação de regras funciona exatamente da mesma forma para o bloqueio, a única diferença é que você precisa escolher a AÇÃO: BLOQUEIO no formulário da criação da regra.

A Regra, VNC, está criada na central de regras, mas ainda não causa efeito no(s) usuário(s).
Lembre-se de Aplicar a regra ao Departamento, Usuário ou em Geral, caso contrário, você apenas criou a regra, mas ela não está valendo para nenhum usuário.

Quando usar a Central de Regras? Quando usar o FIREWALL?

Existem dois itens com o rótulo FIREWALL, um deles é no menu Central de Regras, o outro fica no Menu Firewall. Vamos entender a diferença:

No firewall geral é possível criar liberações, bloqueios e redirecionamentos; e o Firewall da Central de Regras é onde fazemos apenas regras de bloqueios e liberações. Uma regra criada no firewall geral, é válida para toda a rede (exceto ips em endereços especiais) independente se há usuário logado na máquina ou não, ele irá liberar o uso da porta para todos os ips da rede. Já uma regra criada em Central de Regras > Firewall apenas funcionará para os usuários aos quais ela for associada, e depois que ele se logar.


Em caso de dúvidas ou mais esclarecimentos, consulte nosso suporte nos canais de atendimento:

Atendimento Online

Telefone: (11) 2500 2800