Central de Ajuda - ÚnicoNET

ÚnicoNET Sistemas ❱ Manual Rápido

Central de Regras > Proxy Explícito

Aqui aprenderemos como criar regras de Palavra Chave e Firewall no Central de Regras, e como associar estas regras aos usuários. Mas antes de iniciarmos esta explicação, vamos entender a diferença entre o Firewall (ou Firewall Geral) e o Central de Regras > Firewall
No firewall geral é possível criar liberações, bloqueios e redirecionamentos; e o Firewall da Central de Regras é onde fazemos apenas regras de bloqueios e liberações. Uma regra criada no firewall geral, é válida para toda a rede (exceto ips em endereços especiais) independente se há usuário logado na máquina ou não, ele irá liberar o uso da porta para todos os ips da rede. Já uma regra criada em Central de Regras > Firewall apenas funcionará para os usuários aos quais ela for associada, e depois que ele se logar.

Criando regras de Palavras Chave

  • Acesse o menu Central de Regras > Palavras Chave:

  1. Nomeie a regra da melhor forma para que possa identifica-la;
  2. Marque os dias em que a regra estará ativa;
  3. Adicione o(s) intervalo(s) de tempo que a regra irá atuar. Veja abaixo, o exemplo de uma regra que atua em horário comercial e com intervalo de atuação na hora do almoço: 
  4. Adicione nesta tabela as palavras chave dos sites que serão proibidos nesta regra;
  5. Adicione nesta tabela as palavras chave dos sites que serão liberados nesta regra;

Clique em "Gravar" para salvar a regra 

Associando Regras

  • Após criar as regras de Firewall e Palavras Chave no Central de Regras, é preciso associa-las ao Usuário/Departamento/Geral(Todos) para que, de fato, ela comece a atuar. Para isso, acesse o menu Usuários > Listagem caso queira associar a regra à um Usuário ou Departamento, e clique no botão de edição e vá até a aba Firewall/Palavras Chave; ou acesse o menu Usuários > Geral para associar à Geral (Todos), e vá até a aba Firewall/Palavras Chave. O Layout para a associação é igual em ambos:
  1. Selecione a regra que deseja associar na tabela "Regras Existentes". 

        2. Em seguida, clique na seta '>>' apontada na imagem à cima, para que ela passe para a tabela de 'Regras associadas', como mostrado na imagem abaixo: 

Clique em 'Gravar' para finalizar a associação de regras.