O ÚnicoNET na série 0.2.X utiliza hoje como base o sistema operacional Slackware 14 que evoluiu em vários aspectos com relação a versão utilizada anteriormente (Slackware 12), inclusive oferecendo maior estabilidade e rapidez. Instalações remanescentes da série 0.1.X, mesmo que atualizadas para a série 0.2.X, continuam utilizando o sistema operacional antigo. Isso, devido a impossibilidade de atualização automática por se tratar essencialmente da base em que a aplicação se utiliza para operar. Sendo assim, a atualização é possível apenas via reinstalação. Nesta página, você encontrará as instruções para reinstalar seu sistema e assim, ter um servidor atualizado.
Observação importante: Indicamos que a instalação da nova versão seja feita em um novo HD, pois se qualquer problema ocorrer durante o processo (tanto do backup, como da restauração ou posterior atualização) os dados ainda permaneçam no disco antigo para qualquer necessidade.
Leia atentamente todo o procedimento antes de inicia-lo.
Se não tem certeza de qual sua versão de sistema operacional execute o comando:
cat /etc/slackware-version
Resposta esperada
Slackware 14.1
Caso não seja esta a resposta, execute o procedimento de atualização a seguir.
1. Verifique se seu ÚnicoNET está na última versão disponível para o Slackware 12 (0.2.1):
- Acesse o painel web do ÚnicoNET e olhe no rodapé da página qual a versão em uso. Resposta esperada:
Micro Frequency LTDA - Todos os direitos reservados. (0.2.1)
- Se seu servidor estiver em qualquer versão anterior a esta, atualize-o para continuar este processo.
2. Gere um arquivo de backup na versão atual, para não perder as configurações já feitas no servidor.
- Acesse o painel web do ÚnicoNET no menu Sistema > Backup/Restaura e clique no botão Adicionar na área Regras de backup.
- Selecione os módulos que deseja que sejam salvos no arquivo de backup que irá gerar.
Esteja ciente que quanto mais itens marcados maior o tamanho do arquivo de backup;
Ao marcar os logs, dependendo do tanto de informação presente no servidor, o arquivo pode atingir alguns Gigas de tamanho;
Quanto mais informação, mais tempo para ser gerado o arquivo, e mais tempo para restaurar posteriormente.
- No módulo Execução escolha a opção Imediato, e em seguida clique em Gravar.
- Na área Ação da regra criada no passo anterior, clique no checkbox para gerar o arquivo de backup. Aguarde até que o processo finalize. O arquivo de backup irá aparecer na área Backup salvos.
3. Baixe o arquivo de backup para outra máquina.
- Acesse o painel web do ÚnicoNET no menu Firewall > Liberação e ative a regra chamada FTP(ÚnicoNET)
- Acesse o menu Configurações > Serviços e ative o serviço PureFTPd.
- No menu Sistema > Backup/Restaura na área Configurações - Download/Upload configure uma senha para o usuário backup.uniconet e clique em gravar.
- Acesse o FTP usando o IP interno do ÚnicoNET (eth0), o usuário backup.uniconet e a senha configurada no passo anterior, e baixe o arquivo de backup gerado anteriormente.
4. Baixe a ISO da série 0.2.X Clica ndo aqui, e proceda a instalação normalmente.
- Após instalar, faça as configurações iniciais de rede e autentique o servidor como Demonstração, para que os menus sejam abertos e o restante do processo possa ser feito.
- A ISO da série 2 irá instalar o ÚnicoNET na versão 0.2.1, a mesma do arquivo gerado, para que ele possa ser restaurado.
- Mesmo que apareça no painel que existem atualizações disponíveis, não execute-as por enquanto.
5. Restaure o arquivo de backup na nova instalação. - Acesse o painel web do ÚnicoNET no menu Firewall > Liberação e ative a regra chamada FTP(ÚnicoNET)
- Acesse o menu Configurações > Serviços e ative o serviço PureFTPd.
- No menu Sistema > Backup/Restaura na área Configurações - Download/Upload configure uma senha para o usuário backup.uniconet e clique em gravar.
- Acesse o FTP usando o IP interno do ÚnicoNET (eth0), o usuário backup.uniconet e a senha configurada no passo anterior, e faça o upload do arquivo de backup.
Para fazer o upload de seu backup para o servidor será preciso usar um client FTP de sua preferencia, pois pelo navegador não é possível fazer upload. Nós indicamos o uso do Client FTP FileZilla. Conheça-o clicando aqui.
- Apos ter completado o upload basta clicar no ícone de restauração para iniciar o processo, aguarde uns instantes e o servidor será reiniciado automaticamente e a restauração finalizada.
6. Atualize o servidor ÚnicoNET até a última versão disponível.
- Acesse o menu Sistema > Atualização e execute todas as atualizações que aparecerem como pendentes.
Qualquer dúvida sobre os procedimentos descritos aqui, por favor, entre em contato conosco em nossos canais de suporte.