Central de Ajuda - ÚnicoNET

ÚnicoNET Sistemas ❱ Procedimentos Básicos

Como identificar as interfaces de rede no ÚnicoNET

As interfaces de rede do ÚnicoNET são reconhecidas no primeiro boot do sistema após o termino da instalação, porém cada placa de rede pode receber a nomenclatura "ethX" de forma desordenada. Para este procedimento de identificação das interfaces de rede podemos utilizar de dois comandos, sendo eles: mii-tool ou ethtool.

  •  Para maior facilidade identificação das interface, é recomendável usar apenas um cabo de rede, para que apenas uma placa da rede por vez responda com "Link ok". 
  •  Este cabo de rede utilizado deve estar ligado a um Switch ou Roteado, para existir o sinal elétrico.  


Utilizando o comando mii-tool

  1.  Conecte o cabo de rede em qualquer uma das placas de rede.
  2.  Execute o comando mii-tool.

De acordo com a imagem, note que conseguimos identificar a interface "eth0" pois é esta que esta mostrando o texto "Link ok" ao final da linha.

  •  Outra situação que pode acontecer  que após a instalação  do servidor ÚnicoNET ou ter adicionado uma nova interface ela ser reconhecida e não não subir a interface, o resultado que será visualizado nesse caso quando utilizado o comando "mii-tool" será como na imagem abaixo:

Quando isso ocorrer é necessário que seja executado o comando a seguir  para que possa subir a interface em questão.

ifconfig ethX up
  • Obs: onde "X" é o numero da interface que deseja subir.


  •  Ao utilizar o comando mii-tool, se for apresentado o texto "Operation not supported" como ilustrado na imagem abaixo, quer dizer que a placa de rede não reconhece o comando mii-tool e neste caso iremos fazer o uso do comando ethtool.

Utilizando o comando ethtool

Outro comando que podemos utilizar para identificação das interfaces é o ethtool, junto ao comando é necessario que  especifique a interface como no exemplo:

ethtool ethX

No lugar  do "X" deve se colocar o número da interface que deseja testar como 0, 1, 2, etc.

O retorno  após esse comando  será como na imagem a seguir:


Como em destaque na imagem acima podemos ver a resposta "Link detected: yes", assim identificamos que a interface testada possui um link ativo, caso a resposta seja "Link detected: no" significa que não possui link ativo na interface testada.