Central de Ajuda - ÚnicoNET

ÚnicoNET Sistemas ❱ Procedimentos Avançados

Adicionando uma segunda interface de rede interna

Este é um procedimento do tipo avançado, ou seja, precisa ser realizado com extremo cuidado e atenção. Qualquer passo incorreto, pode causar mal funcionamento no servidor. Se não tiver conhecimento para realizá-lo, procure pelo suporte. 
IMPORTANTE: É necessário conhecimento básico no uso do VIM.
Este procedimento é usado quando se quer ter mais de uma interface de rede interna, ou seja, duas redes internas separadas físicamente.


O normal e básico para o uso do ÚnicoNET, é um servidor com duas placas de rede, no qual uma assumirá o papel de eth0 (rede interna) e a outra será a eth1 (rede externa/link de internet). Há a possibilidade do uso de uma terceira placa, que assuma o papel de eth2 para receber um segundo link. Porém, alguns clientes precisam de uma segunda placa para a rede interna, para ter duas redes internas distintas e separadas físicamente. Para isso, é necessário que haja uma placa disponível, para que a transformemos em eth3. Vamos ao procedimento:
IMPORTANTE: Este procedimento é válido para a versão 0.1.26 ou posteriores.


Se o servidor possuir 4 placas de rede, pule este primeiro passo, caso contrário:

  • Primeiramente, precisamos mudar a identificação da placa que será usada na rede interna no sistema (Linux). Edite o arquivo /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules usando o VIM. Mude a identificação da eth2 no final da linha para eth3, como mostrado no exemplo:


  • Feito isto, agora iremos adicionar no sistema ÚnicoNET a eth3 como uma segunda interface interna. Edite o arquivo /uniconet/etc/network/interfaces usando o VIM. Adicione no parâmetro INT_IF a eth3, como no exemplo:


  • Para finalizar, é necessário reiniciar o servidor. Depois de reiniciado, use o comando a seguir para subir a interface:
ifconfig eth3


Feito isto, o servidor está pronto para uso. Acesse o painel de controle WEB e configure IP e máscara da segunda rede interna.