Central de Ajuda - ÚnicoNET

ÚnicoNET Sistemas ❱ Configurações Avançadas

Como configurar a conexão pptp na máquina Windows XP

ATENÇÃO

Este tutorial é uma referencia básica, não tentamos cobrir todas as versões, possibilidades e variações possíveis de uma configuração de pptp. A configuração do mesmo é de inteira responsabilidade do cliente e recomendamos que seja feito por um especialista nesta tecnologia, ou com auxílio do suporte da Microsoft.


 Este procedimento, mostra como configurar a conexão VPN (pptp) na máquina Windows que fará a conexão no ÚnicoNET.

Visão geral da VPN

Uma VPN é um método de conexão para uma rede privada (por exemplo, a rede do seu escritório) por uma rede pública (por exemplo, a Internet).

Uma VPN fornece o benefício de uma conexão discada para um servidor discado, além da facilidade e flexibilidade de uma conexão à Internet. Usar uma conexão com a Internet lhe permite se conectar a recursos em todo o mundo e ainda, na maioria dos lugares, se conectar ao seu escritório fazendo uma chamada local para o número telefônico de acesso à Internet mais próximo. Se houver uma conexão de Internet em alta velocidade como cabo ou DSL (linha de assinante digital) no computador e em seu escritório, é possível se comunicar com o escritório em plena velocidade de Internet. Isso é muito mais rápido do que qualquer conexão dial-up que usa modem analógico.

As VPNs usam vínculos autenticados para assegurar que apenas usuários autorizados possam se conectar à sua rede, além de usarem criptografia para garantir que outros não possam interceptar e usar dados que percorram a Internet. O Windows XP consegue essa segurança usando os protocolos PPTP ou L2TP. Um protocolo de encapsulamento é uma tecnologia que ajuda a tornar a transferência de informações na Internet mais segura de um computador para outro.

A tecnologia VPN também permite que uma empresa se conecte a suas filiais ou a outras empresas por meio de uma rede pública (como a Internet) ao mesmo tempo em que mantém as comunicações seguras. A conexão VPN na Internet opera logicamente como um link WAN exclusivo.

Configurar uma conexão VPN a partir de um computador cliente:

Para definir uma conexão para VPN, execute as seguintes etapas:

  1. No computador que executa Windows XP, veja se a conexão com a Internet está configurada corretamente.
    • Para obter mais informações sobre como testar sua configuração da Internet, clique no número abaixo para ler o artigo na Base de Dados de Conhecimento Microsoft:
    • 314067 Como solucionar problemas de conectividade TCP/IP com o Windows XP
  2. Clique em Iniciar e em Painel de Controle.
  3. No Painel de controle, clique duas vezes em Conexões de rede.
  4. Clique em Criar uma nova conexão.
  5. No Assistente para novas conexões, clique em Avançar.
  6. Clique em Conectar-me a uma rede em meu local de trabalho e então clique em Avançar.
  7. Clique em Conexão VPN (rede virtual privada) e clique em Avançar.
  8. Se lhe for solicitado, faça o seguinte:
    • Se você usar uma conexão dial-up para se conectar à Internet, clique em Discar automaticamente esta conexão inicial e na lista, clique na sua conexão dial-up para a Internet.
    • Se você usar uma conexão integral (como um modem a cabo) clique em Não discar a conexão inicial.
  9. Clique em Avançar.
  10. Digite o nome da sua empresa ou um nome descritivo para a conexão e clique em Avançar.
  11. Digite o nome de host ou o endereço IP do computador ao qual você deseja se conectar e clique em Avançar.
  12. Clique em Ser usada por qualquer pessoa se você quiser que a conexão fique disponível a todos que fizerem logon no computador, ou clique em Ser usada apenas por mim para torná-la disponível quando fizer o logon no computador e então, clique em Avançar.
  13. Marque a caixa de seleção Adicionar um atalho para a conexão à área de trabalho caso queira criar um atalho na área de trabalho e clique em Concluir.
  14. Se lhe for solicitada a conexão, clique em Não.
  15. Na janela Conexões de rede, clique com o botão direito do mouse na nova conexão.
  16. Clique em Propriedades e configure as demais opções para a conexão:
    • Se você estiver se conectando a um domínio, clique na guia Opções e marque a caixa de seleção Incluir domínio de logon do Windows para especificar se é necessário solicitar as informações sobre o domínio de logon do Windows antes de tentar se conectar.
    • Se você quiser que o computador disque a conexão novamente caso a conexão caia, clique na guia Opções e marque a caixa de seleção Rediscar novamente se a conexão for interrompida.

Para usar a conexão, execute as seguintes etapas:

  1. Use um dos seguintes métodos:
    • Clique em Iniciar, aponte para Conectar-se a e clique na nova conexão.
    • Se você adicionou um atalho de conexão à área de trabalho, clique duas vezes no atalho na área de trabalho.
  2. Se você não está conectado à Internet no momento, o Windows oferece a conexão à Internet.
  3. Após computador se conectar à Internet, o servidor VPN solicita o nome de usuário e senha. Digite o seu nome e senha de usuário e clique em Conectar. Os seus recursos de rede devem estar disponíveis da mesma forma que estão durante a conexão direta com a rede.
  4. Para se desconectar da VPN, clique com o botão direito do mouse no ícone para a conexão e clique em Desconectar.

Observação: Se não conseguir se conectar a recursos compartilhados na rede remota por computador, é possível usar o endereço IP do computador remoto para se conectar usando UNC (\\<Endereço_IP>\Nome_compartilhamento). Edite o arquivo de hosts na pasta Windows\System32\Drivers\ e adicione uma entrada para mapear o nome do servidor remoto para seu endereço IP. Use o nome do computador em uma conexão UNC (\\Nome_servidor\nome_compartilhamento).